Notícias
“A nova ponte devolve o crescimento, a mobilidade e o otimismo ao Vale do Taquari”

A afirmação é de Adelar Steffler, presidente da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Arroio do Meio (Acisam), da Cooperativa Central Rede Transporte e vice-presidente da CIC Vale do Taquari, durante a solenidade de entrega da nova ponte sobre o Rio Forqueta.
A manhã desta quinta-feira, 10, foi marcada pela inauguração da nova estrutura no km 75 da ERS-130. A obra substitui a antiga ponte, destruída pela enchente de maio de 2024, e restabelece uma conexão essencial entre os municípios de Arroio do Meio e Lajeado.
Com 172 metros de extensão e localizada cinco metros acima da anterior, a ponte foi projetada para resistir a eventos climáticos extremos. A iniciativa integra o pacote emergencial de reconstrução viária conduzido pela Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) e pelo Governo do Estado.
Ao todo, o investimento foi de R$ 22,35 milhões, sendo aproximadamente R$ 14 milhões destinados à construção da ponte e o restante aplicado na realização do aterro.
“Hoje é um recomeço”
Durante a cerimônia, o prefeito de Arroio do Meio, Sidnei Eckert, emocionou-se ao lembrar das dificuldades enfrentadas pela população após a tragédia. “De um dia para o outro, a nossa passagem virou Colinas e Arvorezinha. Passamos por barco, por passadeiras. Hoje é um recomeço”, destacou. O prefeito também ressaltou o comprometimento da EGR com a obra.
“Eles praticamente vieram morar aqui. Acompanhamos cada etapa. Essa ponte muda a vida de Arroio do Meio, de Lajeado, da região e do Estado. Faz voltar o sorriso no rosto.”
A antiga ponte desabou em 2 de maio de 2024, interrompendo uma via estratégica para o trânsito, o transporte de cargas e o acesso a serviços básicos. A entrega da nova estrutura representa não apenas a restauração de uma rota fundamental, mas também um marco simbólico da reconstrução no Vale do Taquari.
Fotos Jaqueline Mânica e Jurgen Mayrhofer (Divulgação) e texto Giovane Weber/FW Comunicação