Notícias
Cerca de 120 motoristas devem passar pela Escola de Qualificação em 2022
A Escola de Qualificação de Motoristas Profissionais certificou mais 20 motoristas de caminhão durante o mês de setembro, divididos em duas turmas ao longo do período. A formação é promovida pela Cooperativa de Transportes do Vale do Taquari, com o objetivo de desenvolver e ampliar o conhecimento, as habilidades e competências pessoais e profissionais para o exercício da atividade.
As aulas são realizadas na sede da cooperativa, em Arroio do Meio, sob orientação de instrutores técnicos e com a participação de alunos de todo o Estado. Durante as 40 horas de formação distribuídas ao longo da semana, os alunos participam de aulas práticas e técnicas, com conteúdos sobre relacionamento interpessoal, trânsito e meio ambiente, mecânica básica, direção defensiva, condução econômica, jurídico, educação financeira, comportamento humano no trânsito e prática com caminhão.
Desde o início do ano, pelo menos 90 motoristas já passaram pela formação. Mais duas turmas estão previstas no último trimestre, somando cerca de 120 motoristas devidamente preparados para uma direção mais profissionalizada, considerando que a Escola visa fornecer os recursos necessários para a correta condução de veículos pesados, com foco no aperfeiçoamento, prevenção e conscientização dos motoristas, a fim de formar profissionais mais preparados para atuar no transporte rodoviário de cargas, com mais segurança para toda a sociedade.
Um dos 90 alunos que participaram da formação é Maurício Silveira, 34 anos, motorista da Cotrisoja, de Tapera. Ele afirma que quando foi convidado a participar, achou que seria “uma semana longa para jogar conversa fora”. No entanto, após os cinco dias de formação, surpreendeu-se com a troca e os aprendizados. “Superou minhas expectativas, nos fornecendo uma nova visão sobre o que e como fazer em relação a questões como a condução do caminhão”, relata. O gerente de logística da Cotrisoja, João Edinei, reforça que a turma gostou muito da formação e agradeceu a empresa pela oportunidade.
Saiba mais:
A Escola de Qualificação de Motoristas Profissionais é uma iniciativa da Vale Log, em parceria com o Sistema Ocergs – Sescoop/RS e Rede Transporte. Iniciou este ano, após adiamentos em virtude da pandemia. Para garantir o melhor aproveitamento das aulas práticas, os alunos têm um cavalo mecânico de alta tecnologia atrelado a uma carreta carregada à disposição dos motoristas com CNH E para Teste Drive, conforme permitido pela legislação. O modelo Mercedes Benz Actros 2548 conta com câmeras de alta tecnologia no lugar dos espelhos retrovisores, telas touch screen para comandos, sensores de ponto cego e distância, piloto automático e freio inteligentes, demais itens de segurança e tecnologia de ponta.
Quem pode participar?
Motoristas com Carteira Nacional de Habilitação – Categorias C, D e E – interessados em ampliar seu conhecimento técnico e prático e se preparar de forma profissional para atuar no mercado de transporte rodoviário de cargas. Mais informações pelo fone (51) 980270133 ou pelo e-mail treinamento@coopervalelog.com.br.