Notícias
COVID 19: MANTENHA AS BOAS PRÁTICAS
Veja o depoimento de Clodismar Balem, um motorista que foi infectado por Covid-19 e se recuperou.
Todos nós somos diariamente impactados por notícias relacionadas à pandemia. Mas com o passar dos meses, acabamos nos habituando com a situação e alguns cuidados que tínhamos lá no início acabam sendo deixados de lado, não é mesmo? As orientações seguem as mesmas, e medidas simples como evitar o contato pessoal e lavar as mãos com água e sabão, ou higienizá-las com álcool em gel, são fundamentais para evitar a propagação do vírus neste período em que vacinas ainda estão sendo testadas.
O motorista Clodismar Balem, residente de Anta Gorda, foi uma das vítimas de COVID 19 e nos deu seu depoimento:
Sintomas
“Comecei com sintomas de gripe, tosse e febre. Nem pensei que fosse coronavírus. Fiquei uma semana mal, e no sábado (08/08), quando voltei de viagem, desci do caminhão e meus patrões me receberam. Meu filho veio me buscar e, chegando em casa, fui pra cama ainda com febre.”
Diagnóstico
“Na segunda-feira (10/08) fui ao plantão e veio o diagnóstico positivo. Me levaram de ambulância para Encantado para fazer tomografia. O meu pulmão estava tomado, por pouco não tive que ser entubado, mas fiz uso de oxigênio.”
Tratamento
“A equipe de enfermagem e médica vinha de quatro a cinco vezes ao dia verificar os sinais vitais, sempre com equipamentos de proteção adequado. Fiquei sozinho, isolado, mas não senti dor em nenhum momento. Voltei do hospital na segunda-feira (17/08) e agora preciso me recuperar por alguns dias em casa.”
Cuidados
“Sempre que ia a algum lugar com outras pessoas, eu usava máscara. Não sei onde contraí o vírus, mas me cuidei pouco. Talvez se tivesse dado atenção as pequenas coisas, não teria passado por isso. As pessoas precisam se cuidar mais.”
Recado
“O apoio de minha família e amigos foi fundamental, também o de meus patrões e seus familiares que foram muito compreensivos. Agradeço muito pela minha recuperação.”
Manter a frota na estrada é fundamental para o abastecimento do país, e o cuidado individual prevenirá o contágio e manterá toda a comunidade saudável. Confira as dicas abaixo e faça sua parte.
Quais são os cuidados que o caminhoneiro deve ter?*
– Não cumprimente pessoas de forma próxima, com apertos de mão, abraços ou beijos. Mantenha um metro de distância.
– Evite se apoiar ou tocar em lugares sem necessidade.
– Evite ficar próximo de quem está tossindo e, nesses casos, se possível, oriente a essa pessoa que use máscara.
– O álcool em gel deve fazer parte, a todo momento, do seu dia a dia. Higienize as mãos a cada 30 minutos ou sempre que tocar em algo.
– Sempre que der uma parada, lave bem as mãos com água e sabão. Esfregue as palmas, entre os dedos e nas pontas, debaixo das unhas e nos punhos.
– Após usar o banheiro e lavar bem as mãos, use papel toalha ou o cotovelo para tocar na maçaneta e abrir a porta.
– Higienize bem o volante, o câmbio, o freio estacionário e o painel do seu caminhão. Use, para isso, água e sabão ou álcool que tenha concentração superior a 70%.
– Se possível, utilize talheres e pratos descartáveis ou tenha seus próprios utensílios para fazer refeições na estrada. Isso porque o coronavírus também passa pela saliva. Se os pratos e talheres não estiverem bem lavados, podem aumentar o risco de contágio.
– Nunca compartilhe suas toalhas, sejam elas de banho ou de rosto.
– Se você tiver os sintomas mais comuns do coronavírus (febre e tosse seca), fique em casa. Caso você esteja em viagem e comece a apresentar os sintomas, use máscara.
– Caso você apresente sintomas brandos, que são mais parecidos com gripe, como tosse, febre baixa, dor no corpo, mas ainda se sente bem, fique em casa. Nesse caso, não é preciso procurar atendimento de saúde.
– Mas se a febre não baixar, você tiver desconforto respiratório, cansaço extremo e os batimentos do coração acelerarem, aí é hora de procurar um médico.
– E as pessoas acima de 60 anos ou que tenha outros problemas de saúde, são consideradas grupo de risco.
*Fonte: https://www.cnt.org.br/agencia-cnt/caminhoneiro-saiba-como-se-prevenir-do-coronavirus