Vale Log

Notícias

+ Aumentar - Diminuir Normal

ESCOLA DE MOTORISTAS PROFISSIONAIS – Vale Log promove primeira qualificação do ano

Com o objetivo de desenvolver e ampliar o conhecimento, as habilidades e competências pessoais e profissionais para exercício da atividade de motorista de caminhão, iniciou nesta segunda-feira (23), a primeira turma de 2023 da Escola de Motoristas Profissionais.

A qualificação segue até sexta-feira (27), com 40 horas de aulas práticas e teóricas, que abordam conteúdos sobre relacionamento interpessoal, trânsito e meio ambiente, mecânica básica, direção defensiva, condução econômica, jurídico, educação financeira, comportamento humano no trânsito, conhecimento geral de mercado e prática com caminhão.

A Escola de Qualificação de Motoristas Profissionais é uma iniciativa da Vale Log, em parceria com o Sistema Ocergs – Sescoop/RS e Rede Transporte. O projeto se tornou realidade em 2022, quando foram promovidas 11 qualificações com técnicos da área, certificando mais de 110 motoristas ligados a cooperativas de todo o Estado. Para 2023 estão previstas mais de 10 turmas, com qualificações mensais realizadas na sede da Vale Log, em Arroio do Meio, incluindo aulas práticas supervisionadas.

Entre os primeiros alunos do ano está o experiente Vânio Albino (58). O Engenheiro Mecânico com pós graduação na área e 37 anos de atuação junto ao Grupo Volvo, conduz treinamentos há mais de 20 anos. Foi nessa condição que conheceu o atual instrutor da Escola de Motoristas da Vale Log, Ricardo Fleck, em 2004, quando o profissional foi seu aluno na qualificação promovida pela Volvo. “O primeiro dia já foi muito bom, desde a dinâmica, até o conteúdo e estrutura oferecida”, elogia o Engenheiro e instrutor da Volvo.

Já Amarildo Marchioro (51), veio de Três Passos, pela Cooperativa Lognovo, motivado pelo filho Bruno, motorista de 21 anos, certificado pela Escola de Motoristas no segundo semestre de 2022. “Eu percebi a mudança de atitude dele na prática com o caminhão, o que me motivou a vir me qualificar também”, explica. “Muita coisa a gente já sabe, mas é bom se atualizar, porque tenho caminhões novos e quero fazer o certo, não repetir erros e estragos do passado”, salienta.

Podem participar motoristas com Carteira Nacional de Habilitação – Categorias C, D e E – interessados em ampliar seu conhecimento e se profissionalizar para o mercado de transporte rodoviário de cargas.