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ESCOLA DE QUALIFICAÇÃO PARA MOTORISTAS PROFISSIONAIS – Uma certificação para a estrada da vida!

Com o objetivo de desenvolver e ampliar o conhecimento, as habilidades, competências profissionais e pessoais para o exercício da atividade de motorista de caminhão, nasceu a Escola de Qualificação de Motoristas Profissionais. Numa iniciativa da Cooperativa de Transportes do Vale do Taquari – VALE LOG, em parceria com o Sistema Ocergs – Sescoop/RS, Central Rede Transporte e Fecoagro, a Escola tem como premissa qualificar a mão de obra ativa nas estradas e capacitar novos profissionais para suprir a demanda do mercado, com foco em geração de emprego e renda, inovação, qualificação, desenvolvimento e retorno para a sociedade.

O projeto começou a tomar forma ainda em 2019, mas teve que ser adiado em virtude da pandemia. A concretização se deu com a primeira turma, em fevereiro de 2022. Desde então, mais de 200 motoristas com Carteira Nacional de Habilitação C, D e E, já foram certificados pela Escola que prepara e aprimora os profissionais do transporte rodoviário de cargas para a estrada da vida. Mais quatro turmas estão previstas até o final deste ano, culminando com a marca de cerca de 250 motoristas qualificados.

Metodologia:
Mensalmente, uma turma composta por pelo menos 10 motoristas de cooperativas de todo o Estado, participa de uma semana de qualificação realizada na sede da Vale Log, em Arroio do Meio, onde trocam a boleia do caminhão pela sala de aula. Durante o período são promovidas 40 horas de aulas teóricas e práticas, que abordam conteúdos sobre relacionamento interpessoal, trânsito e meio ambiente, mecânica básica, direção defensiva, condução econômica, direitos e deveres no transporte, educação financeira, comportamento humano no trânsito, conhecimento geral de mercado e prática com o caminhão.

As aulas são ministradas pelo instrutor técnico Ricardo Fleck, psicóloga Eliane Casaril, advogado Diego Girelli, contador Antonino Schnorr e consultor Transpocred Diego Fontanive Caye. A semana de qualificação encerra com uma aula prática no cavalo mecânico cedido pela concessionária Apomedil Lajeado/Mercedes Benz do Brasil, atrelado a um semi-reboque carregado com 28 toneladas de brita. Na oportunidade, os alunos acessam cidades vizinhas pelas rodovias Estadual (ERS 130) e Federal (BR 386), transitando por diferentes tipos de estradas, topografias e mobilidade urbana, simulando a realidade da profissão de motorista de transporte de carga.

Novidade em 2023:
Em agosto deste ano, a Escola inaugurou seu laboratório para aulas práticas, com um kit motor completo composto por partes internas desmontadas e expostas para estudo durante as aulas práticas sobre mecânica básica, complementando o conteúdo teórico que já era ofertado aos alunos. O kit é composto por motor, cubo de freio, kit de embreagem, cabeçote completo e turbo compressor.
“A primeira aula foi incrível, porque conseguimos avançar na prática com o que já vínhamos explanando na teoria, que apesar de fazer parte da rotina dos profissionais da estrada, sempre agrega muito conhecimento com detalhes e troca de experiências entre colegas de profissão”, afirma o instrutor Ricardo Fleck.

O avanço foi possível graças à parceria intermediada pela concessionária Apomedil, de Lajeado, revenda oficial de caminhões da Mercedes Benz do Brasil, que cedeu o material para a Escola em formato de comodato, por 10 anos de uso para estudos. “Só temos a agradecer a todos os envolvidos nesta grande conquista. Somos a única escola de qualificação de motoristas em formato cooperativista, o que nos orgulha muito e aumenta a nossa responsabilidade em qualificar profissionais para a estrada da vida”, salienta o Presidente da Cooperativa, Adelar Steffler.

Intercooperação no DNA:
Os sete princípios do Cooperativismo fazem parte do DNA da Escola. Destes, três ganham destaque: Educação, formação e informação; Compromisso com a Comunidade e Intercooperação, que está presente em todas as etapas do projeto. Prova disso, é que o recurso para a viabilização do mesmo se dá por meio do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, que destina a verba para as Centrais Cooperativistas oportunizarem o acesso à qualificação dos cooperados.

Podem se inscrever motoristas com Carteira Nacional de Habilitação – Categorias C, D e E – interessados em ampliar seu conhecimento e se profissionalizar para o mercado de transporte rodoviário de cargas. Mais informações pelo site www.coopervalelog.com.br.

A realidade da profissão e a necessidade de renovar e valorizar a classe:
O projeto da Escola de Motoristas vem ao encontro da escassez de profissionais da área, em especial quando se fala do ingresso de jovens no ramo do transporte de carga.

Um levantamento do Instituto Paulista do Transporte de Carga (IPTC), feito com base nos dados do Denatran, mostrou que, desde 2015, o número de habilitados caiu em torno de 5,9% ao ano. Antes disso, o país registrava crescimento de 1,4% a cada 12 meses. O estudo afirma que, em 2022, o Brasil chegou ao menor número de habilitados na categoria C, com retração de 1,67% em relação a 2021, o que representa 4,3 milhões de pessoas habilitadas para dirigir caminhões. Em comparativo com 2015, este número era de 5,6 milhões, o que representa cerca de 1,2 milhão de motoristas a menos em menos de uma década.

Uma pesquisa realizada em 2019 pela Confederação Nacional do Transporte – CNT, revela que 99,5% dos caminhoneiros do Brasil são homens e a média de idade entre eles é de 44,8 anos. Dados da Associação Nacional do Transporte e Logística (NTC), apontam que 60% dos profissionais do setor têm mais de 50 anos. Segundo o Presidente da NTC, Francisco Pelucio, até bem pouco tempo atrás, era comum o filho do caminhoneiro seguir a profissão do pai, o que não ocorre mais. Entre os fatores que desencadeiam a falta de interesse pela profissão, estão os baixos salários, falta de estrutura adequada no ambiente de trabalho, custo da manutenção do veículo, aumento constante do diesel, insegurança na estrada e distância da família.

“Trabalhamos para mudar essa realidade com capacitação, valorização e reconhecimento da classe”, salienta Steffler.

“Um aprendizado para a vida”

Entre os alunos certificados pela Escola está Andrew Espindola, de 28 anos, que atua há sete com a categoria E pela Cooperativa Cootracam-RG. “Minha experiência foi incrível, um aprendizado que vou levar pra toda minha vida”. Sobre a didática de ensino utilizada pelos instrutores, o motorista destaca a abordagem simples e eficiente. “De fácil entendimento nos diversos assuntos, desde mecânica até mercado global, que pareciam assuntos tão difíceis, mas se tornaram super simples com a condução dos instrutores”, relata.

“Me sinto um novo motorista, mais qualificado e consciente. Aprendi muito sobre direção econômica e tenho praticado diariamente, desde a importância da manutenção preventiva, o check list do equipamento, rotação e calibração dos pneus para uma maior durabilidade, regulagem dos freios e checagem das folgas dos equipamentos, entre outras questões fundamentais para nossa segurança na estrada”, ressalta. “Espero que o projeto alcance cada dia mais profissionais para que nossa profissão seja vista e respeitada com o prestígio que merecemos, pois abrimos mão de passar tempo com nossas famílias, para gerar desenvolvimento ao país. Não vejo outra forma melhor para mudar a visão da sociedade em relação à nossa classe, que não seja pela qualificação dos profissionais da estrada”, salienta Andrew.

Vale Log rumo aos 16 anos de cooperação e desenvolvimento:

Motivada pela saudade de casa e da família, diante dos longos períodos na estrada e desafios da profissão, surgiu a ideia de criar uma cooperativa de transportes para facilitar a rotina e promover mais qualidade de vida aos associados. Em 2005 foram realizadas as primeiras reuniões, que avançaram para a fundação da Associação e eleição da primeira diretoria em 2006, e constituição da cooperativa em 2007. Assim nasceu a Cooperativa de Transportes do Vale do Taquari, que no dia 17 de novembro de 2023 completará 16 anos.

Entre desafios e superações, a cooperativa vem colecionando avanços e melhorias. Em 2010, adquiriu a área de 2,8 hectares localizada na Barra do Forqueta, às margens da ERS 130, em Arroio do Meio, onde a matriz foi inaugurada com sede própria em 2013. No mesmo ano, passou a oferecer o Agente Redutor Líquido Automotivo – ARLA 32 a um preço diferenciado, promovendo economia aos cooperados. Desde então, recebe investimento constante com ampliações e melhorias de infraestrutura, incluindo a viabilização de uma moderna base de abastecimento, escritório, oficina, borracharia e restaurante. A concretização da base resultou em maior poder de barganha na compra do combustível, facilidade de acesso, rapidez no abastecimento, amplo estacionamento e estrutura adequada para motoristas e cooperados, com mais segurança e conforto.

Em 2016 rompeu fronteiras com a instalação de uma base de abastecimento no estado do Paraná. Inicialmente num espaço alugado em Cascavel, está com sede própria em Santa Tereza do Oeste desde novembro de 2020.

Em junho de 2023 iniciou as atividades em Rondonópolis, no estado do Mato Grosso, com base de abastecimento e estrutura nos moldes da matriz no RS e da filial no PR, sempre focada em promover mais conforto, qualidade de vida, praticidade, rentabilidade aos cooperados e motoristas e eficiência aos clientes Vale Log.

Além das bases de abastecimento nos três estados, mantém convênio com mais de 50 postos de combustível do país, com o objetivo de qualificar a rotina dos envolvidos, levando em conta que as parcerias incluem acesso ao pátio, banheiros, pernoite, preços e condições de pagamento.

Reconhecida como uma das maiores cooperativas do país no ramo de transporte do Agronegócio, com caminhões graneleiros para carga de cereais, fertilizantes e sementes, a Vale Log conta atualmente com cerca de 160 cooperados e 180 caminhões de transporte de carga. O faturamento de 2022 fechou em R$ 181 milhões, num crescimento de aproximadamente 22%.