Notícias
“Estas passagens reconectam as comunidades”

A inauguração simbólica de uma ponte na localidade de Palmas, no interior de Encantado, no Vale do Taquari, marca a entrega de 10 pontes idealizadas e construídas pela iniciativa privada após a enchente de maio de 2024. Com 12 metros cada, as estruturas foram montadas prioritariamente em áreas rurais, para possibilitar o deslocamento de cargas, mas também o trânsito de moradores.
Segundo o presidente Adelar Steffler, que ocupa também o cargo de vice-presidente da Câmara de Indústria e Comércio do Vale do Taquari e presidente da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Arroio do Meio (Acisam), foi um critério de escolha, o impacto social, de deslocamento de pessoas e crianças para a escola, mas também economia, para escoamento de produção.
“Cada ponte não é apenas uma obra, mas um caminho de esperança e reconstrução.” As obras contemplam ao todo 10 municípios por meio do Projeto Reconstrói — da Federasul, do Instituto Ling e do Floresta — além da contribuição de outras empresas como RandonCorp, Gerdau, Metasa, Grupo Simon e Usiminas, que contribuíram com valores financeiros e viabilizaram as construções.
Todas as estruturas foram projetadas com altura acima das anteriores, como medida de prevenção para futuros desastres, e têm capacidade para suportar até 45 toneladas. O custo de cada uma foi de aproximadamente R$ 780 mil.
As cidades contempladas são: Anta Gorda, Arroio do Meio, Coqueiro Baixo, Doutor Ricardo, Encantado, Ilópolis, Pouso Novo, Putinga, Relvado e Travesseiro.
Fotos Divulgação AI Prefeitura de Encantado e texto Giovane Weber/FW Comunicação