Vale Log

Notícias

+ Aumentar - Diminuir Normal

Mulheres buscam conhecimento para dirigir com segurança

Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, comemorado amanhã dia 8, uma turma especial recebeu o certificado de conclusão do Curso de Direção Defensiva. Segundo o presidente Adelar Steffler, o objetivo é fazer com que as mulheres conquistem mais confiança no volante.

 

“As aulas teóricas e práticas oferecidas pela nossa escola de formação são essenciais para mulheres e homens, pois garantem mais segurança, responsabilidade e preparo no trânsito. Dirigir bem é para todos.”

 

Para o instrutor Márcio Canto, iniciativas como essa são fundamentais para desmistificar estereótipos. “Mulher ao volante não é perigo, é sinônimo de responsabilidade e preparação. Quanto mais conhecimento, mais segurança no trânsito para todos”, destaca.

 

 

Mais responsabilidade

 

Juliane Pereira Duarte obteve sua primeira habilitação em 2009, na categoria B, e recentemente concluiu o Curso de Direção Defensiva, ampliando seus conhecimentos para dirigir com mais segurança e responsabilidade.

 

Entre os principais aprendizados adquiridos no curso, ela destaca a importância de evitar o uso do celular ao dirigir, pois essa distração pode ser fatal e colocar em risco tanto sua vida quanto a de outras pessoas. Também enfatiza a necessidade de guardar as bagagens corretamente no porta-malas, em vez do banco traseiro, para reduzir riscos em caso de freadas bruscas.

 

 

Outro ponto fundamental é a realização de um checklist antes de pegar a estrada, verificando pneus, óleo, água, freios e sinalização do veículo. Além disso, aprender a trocar um pneu se mostrou um conhecimento essencial para lidar com imprevistos durante o trajeto.

 

Para Juliane, a experiência foi enriquecedora e altamente recomendada. “Quanto mais conhecimento tivermos, menos preconceito sofremos”, afirma.

 

 

Assuntos abordados

 

Legislação de trânsito

Cuidados ao dirigir

Checklist antes de pegar a estrada

Troca de pneu

Verificação dos níveis de água, óleo e freios

Sinalização e segurança mecânica

 

Fotos e texto Giovane Weber/FW Comunicação