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“O Vale não pode parar, precisamos evoluir e para isso precisamos da nova ponte”

Avança uma mobilização inter-regional e estadual que busca viabilizar a construção de uma ponte localizada entre os municípios de Estrela, Cruzeiro do Sul, e Lajeado, nos vales do Taquari e Rio Pardo, com o lançamento da campanha “Ponte dos Vales”. Com o slogan “A ponte que todos precisam! Para nunca mais parar”, um projeto foi apresentado em Estrela pela Agência de Publicidade Falara, e pretende mobilizar diversas frentes na defesa das obras.
O valor do projeto é estimado em R$ 280 milhões. A extensão total da construção envolve 3,1 quilômetros – sendo 1,2 somente de ponte, com altura de até 36 metros, sendo nas vigas dois metros acima da enchente de 2024.
Apesar de fisicamente localizada entre os municípios de Estrela e Cruzeiro do Sul, e próxima de Lajeado, a ligação é apontada como solução inter-regional e estadual para um gargalo na mobilidade e logística comercial, industrial, urbana e turística para as regiões dos vales e de todo o Rio Grande do Sul.
No ato, realizado na Cacis em Estrela, foi debatido que cerca de 40 bilhões e estimados 70% do PIB estadual passam por esta zona, que necessita de alternativas viáveis à BR-386, como forma de aliviar o intenso tráfego e ser caminho em caso de desastres naturais, como em enchentes, ou mesmo de desastres viários.
Entre as principais manifestações dos presentes, esteve a defesa para que o atual projeto fosse exposto não apenas para a superação dos desastres climáticos, que causaram prejuízos logísticos ao Estado, mas também como alternativa diária para todos os gargalos atuais.
Importância vital
A campanha é encabeçada pela Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC-VT), que integra 21 associações do Vale do Taquari e Alto Taquari. Um dos proponentes, o empresário Nilton Scapin, diretor administrativo da Rhodoss Implementos Rodoviários, de Estrela, está otimista.
Segundo ele, recursos existem no Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs), mas é preciso agilizar o processo para acessá-los. Até 14 de agosto – última atualização no site da Secretaria Estadual de Reconstrução -, mais de R$ 4,5 bilhões estavam disponíveis para projetos e programas de resiliência e enfrentamento aos impactos sociais, econômicos e ambientais decorrentes das enchentes de 2023 e 2024. “Ou sai agora, ou nunca mais sai”, diz Scapin.
Segundo o vice-presidente e presidente da Cooperativa Vale Log, Adelar Steffler, há inúmeros casos similares no Brasil, como os vistos em Santa Catarina na grande Florianópolis, Chapecó e agora Itajaí, onde o grande fluxo levou à necessidade de um anel viário.
“A nova ponte pode ser o início de um para o Vale, mas que beneficiará todo o Estado. Não podemos ver a região como apenas um caminho procurado por quem busca chegar à capital. É um viés logístico fundamental para toda a economia estadual.”
Para Steffler, a nova ponte é fundamental para a logística do Vale do Taquari, para o Rio Grande do Sul e também para todo o Brasil. “O Vale não pode parar: precisamos avançar, inovar e ter condições de crescer. Não podemos permanecer eternamente presos em congestionamentos nas rodovias — temos pressa, temos potencial. É disso que o Vale do Taquari e o Estado necessitam: a Ponte dos Vales.”
Fotos Divulgação e texto Giovane Weber/FW Comunicação