Vale Log

Notícias

+ Aumentar - Diminuir Normal

Presidente defendeu o modelo free-flow como o mais justo

O plano de concessão das rodovias do Vale do Taquari foi o tema central da audiência pública realizada nesta terça-feira, 18, em Encantado.

 

A iniciativa da Câmara de Vereadores buscou apresentar, em detalhes, o cronograma e os projetos de obras — incluindo trechos de duplicação, acostamentos, vias laterais, rótulas e passarelas — que abrangem as rodovias que cortam o território encantadense, além de discutir os impactos financeiros da implantação do sistema free-flow para a cobrança de pedágio.

 

Durante o encontro, o empresário Adelar Steffler, presidente da Vale Log, defendeu o modelo free-flow como o mais justo, ressaltando que esse sistema permite que o usuário pague somente pelo trecho percorrido.

 

“O pedágio está aí, não tem volta. Temos que pensar na maioria”, afirmou, e complementou: “A Vale Log é a favor do pedágio justo, que nos ofereça fluidez, segurança e economia.”

 

O prefeito de Encantado, Jonas Calvi (PSDB), avaliou que o projeto apresenta avanços em relação à proposta de 2022 e enfatizou que a comunidade deseja um modelo realmente justo.

 

“Ninguém gosta de pagar o pedágio. A concessão está aí. São várias obras. Se tem alguém que foi penalizado, é Encantado e região alta. Não venham se usar de Encantado para fazer demagogia política. Há mais de 25 anos pagamos. Se é para ter a concessão, que seja com um modelo justo”, declarou.

 

O prefeito ainda ressaltou a necessidade de encontrar soluções para reduzir a tarifa, apontando que é fundamental obter um aporte financeiro maior do governo do Estado.

 

Estradas mais seguras

 

Gilberto Piccinini, presidente do Conselho de Administração da Dália, também defendeu um modelo de pedágio que garanta uma tarifa justa, contribuindo para que as estradas se tornem mais seguras e rápidas.

 

O público presente teve espaço para se manifestar. Loivo Dachery, morador de Vespasiano Corrêa, se posicionou contra a cobrança de pedágio, criticou os prefeitos do Vale do Taquari e pediu pressão política contra os deputados para revogar a lei estadual das concessões.

 

Diversas lideranças políticas e empresariais da região marcaram presença, entre elas o presidente da Amat, Mateus Trojan; a presidente da ACI-E, Raquel Cadore; e a presidente da Avat, Daiane Maria.

 

Foto Diogo Fedrizzi e texto Giovane Weber/FW Comunicação (com informações do Grupo A Hora).