Notícias
QUEM FAZ – Gerente de logística é um dos primeiros colaboradores da Vale Log
Quando Marcos Alexandre Corti (37) foi convidado a ingressar na Vale Log, há 13 anos, a equipe completa era formada por quatro pessoas, incluindo ele e o presidente Adelar Steffler, mais os associados pioneiros. O trabalho, então realizado num pequeno escritório em Lajeado, contemplava cerca de 40 caminhões prestando serviços à Cooperativa.
Atualmente, o Gerente de Logística tem uma equipe de sete pessoas somente para o setor que é responsável pela gestão, carga, transporte e entrega de cerca de 170 caminhões, número que já passou de 230 antes da pandemia.
Neste período, Marcos vivenciou o crescimento e a profissionalização da Vale Log, assim como da equipe, das demandas, número de caminhões, cargas e cooperados. De negativo, viu greves, aumento de combustível e demais subsídios, no segmento que enfrenta muitas interferências, apesar de ser fundamental para o transporte do agronegócio no país.
“O mais importante para nós é a manutenção do crescimento do cooperado. Se o cooperado vai bem, a cooperativa consequentemente vai bem também”, afirma o profissional que tem 20 anos de experiência no ramo de transportes. A proximidade com os caminhões, no entanto, começou muito antes, já que Marcos é filho de caminhoneiro. Seu pai, inclusive, se tornou cooperado após o ingresso do filho na Vale Log, numa parceria que já dura mais de uma década.
Sobre a rotina, usou sua experiência e estudos como bacharel em Administração, para tornar o trabalho mais estratégico, com o comercial integrado com a logística para garantir o melhor transporte e entrega de grãos e fertilizantes para o agronegócio. “Todos os carregamentos e descargas são previamente agendados e organizados. Temos que estar sempre atentos e avaliar o cenário de acordo com os indicadores do tempo, mercado, moeda, qualidade de produto, entre outros”, reforça.
Para finalizar, Marcos reforça o orgulho em acompanhar o crescimento da cooperativa. “Hoje temos estrutura, filiais em outros estados e a solidez da cooperativa, que segue sempre primando pela qualidade na entrega dos serviços”, enaltece.