Vale Log

Notícias

+ Aumentar - Diminuir Normal

QUEM FAZ – Infinitos quilômetros rodados em quase 30 anos de profissão

Às vésperas de completar três décadas de profissão, o motorista Laércio Carobin, 47 anos, tem inúmeras histórias e lembranças sobre suas andanças pelo Brasil. Natural de Veranópolis e conhecido entre os amigos como 51, o caminhoneiro trabalha desde 2008 para a empresa Furlanhol Transportes, cooperada da Vale Log desde 2009. “Vimos o forte crescimento da cooperativa, com o aumento de associados e do fluxo de cargas, que é essencial no nosso ramo, muito bom para a região e para nossa classe de motoristas, porque gera mais empregos e renda”, afirma. “Com o crescimento, ficou melhor o sustento da família e hoje tenho condições de ajudar minhas duas filhas a cursar faculdade”, relata.

Sobre as dificuldades da profissão, Laércio cita a falta de estrutura nas estradas, insegurança, concorrência e valor do frete, além do momento difícil vivido quando tombou o caminhão, em Alegrete, e da perda precoce de dois grandes amigos de profissão. Sobre suas conquistas, comemora a libertação do alcoolismo e a alegria pela trajetória. “O que mais me orgulha é ter ajudado e crescido junto com a cooperativa, com o patrão, demais associados e motoristas colegas de profissão. É um orgulho, muito gratificante, uma corrente onde se um vai bem, o outro vai bem também”, ressalta.

No alto do rodotrem há dois anos, transporta grãos e fertilizantes para os estados de Goiás, Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso e Rondônia, ficando longos períodos longe de casa. “É uma felicidade voltar para casa e reencontrar a família, assim como é bom trabalhar e encontrar os amigos na estrada, fazer refeições juntos e colocar a conversa em dia”, relata a rotina.

“A melhor parte são as amizades, não só na cooperativa, como outros cooperados que a gente encontra na estrada, sem falar do meu patrão, seu José Luiz, que é mais que um irmão, não tenho nem palavras pra agradecer o que fez por mim…gratificante ter um patrão que é um incentivador e ajuda todos os associados no que pode”, agradece.