Notícias
QUEM FAZ – Mais de 20 anos de estrada e 14 como cooperado da Vale Log
Natural de Roca Sales e morador de Arroio do Meio há 11 anos, Sílvio Fleck é associado da Vale Log desde 26 de julho de 2008. A história iniciou numa viagem de trabalho ao Paraná, quando o então motorista encontrou com o Presidente da Cooperativa, Adelar Steffler, que o convidou para se juntar ao grupo. Fleck não só aceitou o convite, como acabou participando da diretoria por oito anos e conta atualmente com uma frota de cinco caminhões conduzidos por motoristas contratados, gerando emprego e renda para outras famílias.
Desde 2018, Fleck toca a agropecuária familiar em Dona Rita, com a esposa Nice, natural da cidade de Tailândia, no Pará. O casal se conheceu há mais de duas décadas, numa viagem de trabalho do gaúcho à região. Nice viajou com o marido por quase uma década. A estrada foi repensada com a chegada da primogênita Adriely, em 2005. Esposa e filha acompanharam Fleck por um ano e meio, quando a família decidiu priorizar os cuidados com a pequena e o caminhoneiro seguiu sozinho na estrada, com viagens mais curtas para não passar tanto tempo longe de casa. Com a chegada da caçula, Isadora, em 2011, o casal se mudou definitivamente para Arroio do Meio, e em 2018 abriram o comércio em Dona Rita, quando Fleck parou de viajar para se dedicar à família e à saúde.
Com espírito cooperativista no sangue, Fleck cresceu vendo o exemplo do pai, que foi associado da Dália por 50 anos. Sobre o início da Vale Log, recorda que os cooperados pagavam comissão da própria carga para fazer caixa e conseguir projetar uma estrutura. “Nestes 14 anos acompanhamos o crescimento da Cooperativa e crescemos juntos. Hoje temos cargas próprias, duas sedes, logística, vantagens nos insumos, borracharia própria e somos referência no mercado”, afirma o Fleck, que soma 23 anos de estrada, dos quais, 14 junto à Vale Log.