Vale Log

Notícias

+ Aumentar - Diminuir Normal

QUEM FAZ – Vítor Scartezini

A história do cooperado e motorista Vítor Scartezini (48) com a Vale Log, iniciou um pouco antes de 2012, quando ouviu falar da cooperativa através de um cliente da serraria da qual era sócio proprietário em Nova Bréscia. Enfrentando uma forte crise financeira, decretou falência da empresa familiar em setembro de 2012. Assim que soube da cooperativa, procurou a sede com o irmão, onde foram orientados pelo Presidente Adelar. Meses após, foram aceitos como sócios cooperados na assembleia geral. 

 

Após trabalhar um tempo como motorista do irmão, comprou seu próprio caminhão em 2018 e começou a trabalhar por conta própria. Um ano depois, com altos custos de manutenção, teve que ter coragem e tomar a decisão de trocar de caminhão, para ter mais retorno na atividade. 

 

“Na Cooperativa enxerguei uma luz no fim do túnel, para recomeçar e me recuperar das dívidas adquiridas no tempo da serraria. Foi um período de muita dificuldade, pela falta de conhecimento com a nova atividade, mas aos poucos fomos conhecendo pessoas do ramo e aprendendo. A cooperativa foi uma escola, onde aprendemos a trabalhar no transporte de carga”, afirma. 

 

Quando eu conheci a cooperativa o meu olho brilhou!

Meu falecido pai era caminhoneiro quando jovem, isso está no DNA da família. Hoje eu trabalho com o que eu gosto, apesar das dificuldades”.

Nestes quase 12 anos, destaca o crescimento e profissionalismo, tanto dos gestores, motoristas e cooperados. “Podemos comparar a cooperativa a uma criança e todas as suas etapas de desenvolvimento. Atualmente uma empresa bem administrada, onde todos se aperfeiçoaram ao longo da jornada”, destaca. “Admiro a facilidade de trabalho na Vale. Entrei apenas sabendo dirigir e hoje me sinto um profissional do ramo. A Cooperativa tem uma equipe que nos dá muito apoio em todas as etapas. Por trás do motorista existe um grupo multidisciplinar nos auxiliando”, elogia.  

 

Vítor destaca seu orgulho em fazer parte do crescimento da cooperativa. “Tudo foi construído com a união de esforços de muitas pessoas trabalhando juntas em prol de um objetivo em comum”, salienta. “Crescemos e evoluímos junto com a cooperativa”. 

 

Arrepiado, o cooperado recorda do dia em que escapou de um grave acidente, num sábado de manhã chuvoso, voltando do Paraná. “Vinha um caminhão no sentido contrário e fez um L para dentro da pista na minha frente. Fiquei sem reação, fechei os olhos esperando o impacto, que graças a Deus não aconteceu. Quando cheguei em casa, fui com minha esposa até a igreja agradecer”, recorda. 

 

Concluindo, Vítor reflete que a vida não é feita só de alegrias e que as dificuldades incluem discordâncias, fundamentais para os bons debates e consensos em prol do bem coletivo. “A Vale Log me fez voltar a sonhar e olhar para o futuro, que eu estou construindo com muito trabalho e melhores condições”.