Vale Log

Notícias

+ Aumentar - Diminuir Normal

“Ser associado é ter a certeza de que você não está sozinho na estrada”

Natural de Getúlio Vargas, Ilgo Max Maier, de 68 anos, carrega em sua história mais de quatro décadas dedicadas ao transporte rodoviário. Desde 1978 na boleia de um caminhão — quando começou dirigindo um Alfa Romeo — construiu sua carreira no transporte de produtos derivados de petróleo e carga refrigerada.

 

Em 2020, decidiu se associar a uma cooperativa, decisão que mudou a forma como conduz sua atividade. Hoje, transporta grãos e adubo e percorre, em média, 10 mil quilômetros por mês, com mais organização, segurança e tranquilidade para focar no que faz de melhor: dirigir.

 

Com a associação, vieram benefícios que ele considera essenciais para seguir na profissão: frete garantido, pagamento em dia, acesso ao diesel com preço mais justo, seguro sobre todo o transporte e apoio constante enquanto está na estrada.

Além disso, participa de cursos de atualização oferecidos pela cooperativa, onde busca mais conhecimento, acompanha as mudanças na legislação e aprende práticas que ajudam a ter mais economia, evitar multas e até acidentes graves.

 

Ilgo reconhece que, sem o apoio da cooperativa, talvez já tivesse deixado a estrada. “Tenho apenas um caminhão. Seria muito difícil fazer tudo sozinho: buscar frete, cobrar, lidar com os custos e ainda seguir rodando. Hoje, não me vejo fora da associação.”

 

A vivência e os aprendizados também transformaram sua visão sobre o trânsito. Ele defende a empatia e o respeito entre motoristas como pilares de uma convivência mais segura nas rodovias.

 

“Ser associado é ter a certeza de que você não está sozinho na estrada — é saber que tem apoio para seguir em frente com segurança, dignidade e valorização.”

 

Fotos e texto Giovane Weber/FW Comunicação