Notícias
Steffler debate novas praças de pedágio na Federasul

A instalação de novas praças de pedágio no Vale do Taquari e na região Norte do Rio Grande do Sul foi pauta de discussão na Federasul nesta quarta-feira, 21, no Palácio do Comércio, em Porto Alegre. O encontro reuniu representantes de entidades das regiões impactadas para debater as concessões e pedágios do Bloco 2, defendendo um modelo de cobrança mais competitivo.
Adelar Steffler, presidente da Cooperativa de Transportes do Vale do Taquari (Vale Log), vice-presidente da Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC Vale do Taquari) e presidente da Acisam, de Arroio do Meio, destacou o consenso sobre a necessidade das concessões. Contudo, alertou que as tarifas propostas estão acima das médias regionais e nacionais, o que pode aumentar significativamente os custos logísticos.
Steffler enfatizou a importância de um debate aprofundado, ressaltando que o projeto afetará a região pelos próximos 30 anos, atravessando sete mandatos governamentais. Ele também apontou que 27% da tarifa será destinada ao pagamento de impostos, sugerindo a necessidade de revisar essa carga tributária.
Nos próximos dias, haverá uma reunião na Assembleia Legislativa para ampliar o diálogo com outras autoridades. O recém-eleito presidente da Assembleia, Pepe Vargas, comprometeu-se a criar um grupo de trabalho focado na revisão e aprimoramento do projeto.
Ao encerrar o encontro, o presidente da Federasul, Rodrigo Costa, reiterou o compromisso com um Rio Grande do Sul mais competitivo e com infraestrutura eficiente. Ele destacou a necessidade de reduzir os custos do projeto para alcançar esse objetivo e afirmou que a Federasul buscará apoio no legislativo estadual e junto ao governo para revisar os estudos debatidos na reunião.
Fotos Divulgação e texto Giovane Weber/FW Comunicação