Vale Log

Notícias

+ Aumentar - Diminuir Normal

Steffler participa do Fórum dos Presidentes e projeta futuro do cooperativismo gaúcho

O Sistema Ocergs realizou, nesta segunda-feira, dia 13, o Fórum dos Presidentes 2025, em Porto Alegre, reunindo lideranças de todos os ramos do cooperativismo — agropecuário, consumo, crédito, infraestrutura, saúde, trabalho/produção de bens e serviços e transporte.

 

Com foco em tendências econômicas, alianças estratégicas e oportunidades, o encontro antecipou debates essenciais para o fortalecimento das cooperativas do Rio Grande do Sul no próximo ciclo.

 

Na abertura, o presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann, ressaltou a importância da união entre dirigentes para consolidar o modelo cooperativista. A programação começou com a palestra do economista-chefe do Sicredi, André Nunes, que apresentou cenário macroeconômico nacional e internacional, abordando projeções de crescimento, inflação, juros e câmbio.

 

 

Nunes destacou desafios de curto prazo — como juros elevados e desaceleração —, mas apontou potencial de aceleração a médio e longo prazo, com maior resiliência para setores como saúde, serviços e supermercados.

 

No painel “Alianças estratégicas que geram resultados”, Joarez José Piccinini (Randoncorp/Banco Randon) compartilhou casos práticos de inovação e colaboração, defendendo a intercooperação como via para ganho de escala, competitividade e sustentabilidade.

 

Marco de alinhamento

 

Para o presidente Adelar Steffler, o Fórum cumpre papel determinante na agenda de desenvolvimento do setor.

 

 

“Este encontro não é apenas um momento de reflexão, é um marco de alinhamento. Saímos daqui com diretrizes claras para qualificar a gestão, ampliar parcerias estratégicas e proteger o resultado dos nossos associados. Em um ano decisivo, o cooperativismo gaúcho mostra unidade e capacidade de antecipar soluções para os desafios econômicos e sociais do Estado.”

 

 

Com ênfase em inovação, sustentabilidade e competitividade, o Fórum dos Presidentes 2025 reforçou o cooperativismo como força propulsora do desenvolvimento regional e nacional, estimulando novas estratégias de crescimento, o fortalecimento de alianças e uma visão de futuro integrada para as cooperativas gaúchas.

 

Fotos Divulgação e texto Giovane Weber/FW Comunicação