Notícias
QUEM FAZ – Uma jornada conjunta desde a fundação da Cooperativa
“Para ser um cooperado, você precisa ter um coração de partilha, saber que trabalha num grupo de amigos e conhecidos, cultivar um pensamento coletivo e espírito de saber dividir”. É com essa afirmação, que o sócio cofundador da Vale Log, Evandro Carlos Borges, 49 anos, comemora sua trajetória junto aos 15 anos da Cooperativa de Transportes do Vale do Taquari.
Mais conhecido como Ratinho, o cooperado recorda que tudo começou antes mesmo de oficializar a Vale Log, em 17 de novembro de 2007, quando um grupo de amigos ao qual pertencia, fundou a associação que mais tarde se tornaria a cooperativa referência no transporte de grãos e fertilizantes para o agronegócio.
Ao longo dos anos, participou do Conselho administrativo, foi presidente do Conselho de Ética e assim foi vivenciando o seu crescimento, junto ao da cooperativa. Quando ingressou, com um caminhão usado, não imaginava que 15 anos depois estaria com uma frota de cinco caminhões trabalhando com exclusividade para a Vale Log. Viajou até dezembro de 2018, quando decidiu empreender numa oficina de mecânica pesada para caminhões, com o objetivo de ficar mais perto de casa e da família, na cidade de Tio Hugo. “Cresci junto com a cooperativa, trabalhando, enfrentando dificuldades, com altos e baixos, acreditando no crescimento da cooperativa e dos associados”, relata.
Ratinho ressalta que hoje a cooperativa fornece vários insumos aos seus cooperados, têm carga para todos e filiais nos estados do Paraná, Goiás e Mato Grosso. “Passamos por momentos bons e por dificuldades, mas nunca deixamos de nos dar as mãos, por isso a cooperativa cresce e completa 15 anos, com nome e respeito”, salienta. “Temos orgulho de ser fundador e a cooperativa estar na situação que se encontra hoje, em pleno crescimento e incentivando os associados”, comemora.
Sobre as dificuldades, afirma que o cenário de transporte está cada vez mais competitivo e salienta sua admiração pelos administradores e colaboradores da Cooperativa. “Hoje a cooperativa tem uma equipe grande de colaboradores, conselheiros e associados e temos que agradecer a todos, que são muito importantes para o funcionamento e crescimento da Vale Log”, reconhece. “É como uma corrente, um sozinho não consegue fazer tudo. Tem que sempre andar com o mesmo objetivo e pensamento para dar tudo certo para todos”, conclui, recordando os “muitos momentos alegres, de amizade e conhecimento adquirido”.