Vale Log

Notícias

+ Aumentar - Diminuir Normal

VALE LOG – 15 anos em 15 capítulos!

Em homenagem aos 15 anos da VALE LOG, a serem comemorados em 17 de novembro, vamos compartilhar um resumo dessa história que iniciou motivada pela saudade que o então caminhoneiro e atual Presidente da Cooperativa, Adelar Steffler, sentia da família, por ter que ficar períodos tão longos fora de casa, somado aos desafios da estrada.

Acompanhe nas próximas semanas: 15 anos em 15 capítulos!
Esperamos que gostem, curtam e compartilhem essa história de união, superação e cooperativismo!

2007 – COMO TUDO COMEÇOU!
Atualmente a Vale Log é reconhecida como uma das maiores cooperativas do país no ramo de transporte do Agronegócio, com caminhões graneleiros para carga de cereais, fertilizantes e sementes.

✔️ Conta com mais de 160 cooperados e cerca de 180 caminhões de transporte de carga. O faturamento deste ano está projetado em R$ 170 milhões, num crescimento de aproximadamente 22%.

Mas nem sempre foi assim. Tudo começou quando o então motorista, idealizador e atual Presidente Adelar, se viu rodeado de dificuldades diante da profissão, com destaque para os custos altos da estrada, valores do frete defasados e, principalmente, a saudade da família, já que a esposa Silvana e os filhos Mateus e Maurício, que costumavam acompanhá-lo, tiveram que parar de viajar em virtude da idade escolar dos filhos. Abalado, Steffler buscou alternativas para se manter na atividade, conciliado com a proximidade da família. Foi quando conheceu o modelo cooperativo nos estados do Paraná e Santa Catarina e iniciou os movimentos para viabilizar na região. A ideia inicial avançou para as primeiras reuniões em 2005, até a fundação da Associação em dezembro de 2006 e a constituição da Cooperativa em 2007.

A dificuldade no início era muito grande, com sede improvisada numa pequena sala em Lajeado, sem parcerias nem vantagens para oferecer aos cooperados. “Quase desisti pela falta de apoio. A única coisa que eu tinha de fato era minha ideia, muita vontade de fazer e foi nisso que os 23 acreditaram”, contextualiza Steffler, sobre o início da Cooperativa, com a união de 24 motoristas e proprietários de caminhão.

Na próxima semana vamos compartilhar sobre nosso 1° ano.