Notícias
Vale Log completa 16 anos com bases em três estados e avanços na Escola de Qualificação de Motoristas Profissionais
Dia 17 de novembro de 2023, a Cooperativa de Transportes do Vale do Taquari – VALE LOG completa 16 anos de história e muita estrada percorrida. Reconhecida como uma das maiores cooperativas do país no ramo de transporte do Agronegócio, com caminhões graneleiros para carga de cereais, fertilizantes e sementes, A sede própria está instalada desde 2013 em Arroio do Meio, às margens da ERS 130, na Barra do Forqueta, e passou por diversos avanços ao longo dos anos. Conta atualmente com oficina, borracharia, estacionamento amplo para segurança dos motoristas, base de abastecimento moderna, restaurante e toda infraestrutura necessária para oferecer os melhores serviços e acolhimento aos cooperados, colaboradores e motoristas. “Só temos a agradecer por ter chegado até aqui em pleno desenvolvimento, com muito trabalho e dedicação de todos os envolvidos, conselheiros, colaboradores, associados e motoristas”, afirma o Presidente Adelar Steffler..
Novidades em 2023 e motivos para comemorar:
Assim como em 2016, quando fixou raízes no estado do Paraná, em 2023, a Vale Log novamente rompeu fronteiras, inaugurando oficialmente a nova base de abastecimento na cidade de Rondonópolis, no estado do Mato Grosso. O principal objetivo, segundo Steffler, é facilitar a logística e promover mais qualidade de vida, conforto, segurança e bem-estar aos motoristas e cooperados. A nova sede oferece amplo espaço para estacionamento, base de abastecimento, escritório para questões burocráticas, banheiros e estrutura para acolher os profissionais da estrada.
“É uma obra muito importante tanto para a cooperativa, quanto para os cooperados, porque representa redução de custos, com abastecimento próprio, e, o mais importante, promove mais segurança, conforto e bem-estar aos nossos motoristas e cooperados, considerando o grande volume e movimento de cargas na região, com poucos recursos de locais para pernoitar com os caminhões em condições dignas e seguras”, explica o presidente, que por muitos anos transitou pelo trecho como motorista de caminhão. “Resultará em benefícios para todos os envolvidos e reforça a credibilidade da Vale Log como cooperativa do ramo”, salienta.
A exemplo da sede, em Arroio do Meio e da base do estado do Paraná, a estrutura de Rondonópolis contempla amplo pátio para estacionamento, banheiro e escritório para promover mais conforto e segurança no atendimento aos motoristas e cooperados, com abastecimento de Diesel S10 e Arla 32.
Avanços na Escola de Qualificação de Motoristas Profissionais
Numa iniciativa da VALE LOG, em parceria com o Sistema Ocergs – Sescoop/RS, Central Rede Transporte e Fecoagro, o projeto da Escola de Qualificação de Motoristas Profissionais certificou mais de 120 motoristas de diferentes cooperativas do Estado, ao longo de 2023.
No segundo semestre do ano, inaugurou um laboratório para aulas práticas de mecânica básica, com um kit motor completo composto por motor, cubo de freio, kit de embreagem, cabeçote completo e turbo compressor. Recebeu ainda um kit de eixo traseiro (diferencial). Os avanços foram intermediados pela concessionária Apomedil, de Lajeado, revenda oficial de caminhões da Mercedes Benz do Brasil. Além disso, recebeu melhorias e ampliação de infraestrutura para melhor acomodar os alunos.
Durante as 40 horas de aulas práticas e teóricas, conduzidas por instrutores técnicos, são abordadas temáticas sobre a realidade da estrada e aprimoramento da rotina, incluindo relacionamento interpessoal, trânsito e meio ambiente, mercado, mecânica básica, direção defensiva, aspectos jurídicos da profissão, condução econômica, educação cooperativa e financeira, ser humano e trânsito.
Para 2024 estão previstas 22 turmas, iniciando com duas já no mês de janeiro. As inscrições podem ser feitas no site www.coopervalelog.com.br. Podem participar motoristas com Carteira Nacional de Habilitação C, D e E, vinculados a cooperativas do Estado.
Comprometimento com o Meio Ambiente:
Na área ambiental, a Cooperativa desenvolve projetos e ações de sustentabilidade desde a utilização exclusiva do óleo diesel S10 com menos poluentes, energia solar, captação de água da chuva para uso interno, compostagem, coleta e separação correta de resíduos, descarte ambientalmente adequado de óleos e pneus, plantio de árvores nativas e demais ações de conscientização.
Como tudo começou:
No dia 17 novembro de 2007 nasceu oficialmente a Cooperativa de Transportes Do Vale do Taquari. Inicialmente um sonho de um pequeno grupo de motoristas autônomos, formado por 24 associados, que se tornou realidade, alicerçado no propósito do crescimento coletivo. “Foram muitos desafios enfrentados, aprendizados e barreiras vencidas, sem clientes nem fornecedores, pouco crédito, mas muita vontade e persistência de vencer”, recorda Steffler.
Com crescimento anual de associados, estrutura e frota, a Cooperativa prosperou, rompendo fronteiras e conquistando novos espaços no mercado dos transportes e logística, investindo em sistemas, tecnologia e infraestrutura, com o objetivo de qualificar o atendimento aos clientes e associados. “Com muito trabalho, pontualidade, dedicação e honestidade nos tornamos referência perante clientes e fornecedores, nos tornamos a maior Cooperativa do estado do Rio Grande do Sul, conquistamos nossas próprias estruturas para implantação da nossa sede, bases de abastecimento e pátios de triagem”, reforça o Presidente. “Todos nós crescemos, Cooperativa, associado, motoristas e colaboradores. Aprendemos que o esforço e a dedicação nos leva ao caminho do sucesso”, salienta.
Com serviços de transporte para as maiores cooperativas do agronegócio e da agroindústria do estado e do país, assim como para Trades e empresas mercantis S/As, a Vale Log comercializa os insumos direto da fábrica ou distribuidores, incluindo mais de 100 itens, como diesel, lubrificantes, pneus, lonas entre outros, visando reduzir os custos do nosso cooperado.
“Nossa história é construída por muitas mãos, alicerçada nas premissas básicas do cooperativismo, que são a participação democrática, solidariedade, independência e autonomia dos cooperados. Juntos somos mais fortes e vamos mais longe. Saudações Cooperativistas!”, salienta Steffler.
Sede localizada em Arroio do Meio conta com ampla e moderna infraestrutura;
Nova base de abastecimento do Mato Grosso foi inaugurada no final do primeiro semestre;
Com turmas mensais, Escola de Motoristas já certificou mais de 230 motoristas desde o início do projeto, em 2022.
Créditos: Maica Viviane Gebing e Paulo Roberto Heck